Quem fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2022 poderá inscrever-se no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), de 16 a 24 de fevereiro, para concorrer a uma vaga na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). O Sisu é organizado pelo MEC (Ministério da Educação), que divulgou o novo cronograma em 23 de dezembro. Anteriormente, as inscrições seriam de 28 de fevereiro a 3 de março.
Por meio do Sisu, a UFGD oferecerá 924 vagas em 33 cursos, divididas entre ampla concorrência (454 vagas) e cotas sociais pela Lei nº 12.711/2012 (470 vagas). Dessa forma, aproximadamente metade das vagas de cada curso serão reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública, com recorte sobre a renda familiar e cotas para negros (pretos e pardos) e indígenas.
O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com as informações de login e senha para acesso aos serviços digitais do governo federal, mediante uma conta no gov.br. As orientações para inscrição estão no portal: https://acessounico.mec.gov.br/. A classificação dos candidatos utiliza a nota do Enem 2022. O resultado será divulgado em 28 de fevereiro, na página do Sisu.
VAGAS NA UFGD
Na UFGD, as 924 vagas do SiSU estão distribuídas nos seguintes cursos: Administração (25 vagas), Agronomia (25 vagas), Artes Cênicas (30 vagas), Biotecnologia (28 vagas), Ciências Biológicas (30 vagas), Ciências Contábeis (25 vagas), Ciências Econômicas (25 vagas), Ciências Sociais (30 vagas), Direito (28 vagas), Educação Física (25 vagas), Engenharia Agrícola (25 vagas), Engenharia Civil (30 vagas), Engenharia de Alimentos (26 vagas), Engenharia de Aquicultura (30 vagas), Engenharia de Computação (30 vagas), Engenharia de Energia (26 vagas), Engenharia de Produção (26 vagas), Engenharia Mecânica (30 vagas), Física (30 vagas), Geografia (25 vagas), Gestão Ambiental (25 vagas), História (30 vagas), Matemática (41 vagas), Medicina (20 vagas), Nutrição (30 vagas), Letras (35 vagas), Pedagogia (25 vagas), Psicologia (30 vagas), Química (60 vagas), Relações Internacionais (28 vagas), Sistemas de Informação (26 vagas) e Zootecnia (25 vagas).
COMO FUNCIONA O SISU?
No momento em que o candidato realiza o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas dele obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.
No ato da inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.
Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. os candidatos precisam ficar atentos também aos prazos para manifestar interesse em participar da lista de espera.
Fonte: Dourados News