Na mesma semana que o vereador Dr. Diogo Castilho (PSDB) cobra a abertura dos postos de saúde à noite, o prefeito Alan Guedes (PP), decreta ponto facultativo nas Repartições Públicas Municipais nos dias 20, 21, e 22 de fevereiro.
A Emenda Aditiva nº 35, de proposição do vereador, aprovada e sancionada, dispõe a obrigação do Poder Executivo em estender o horário de atendimento da Atenção Básica, inicialmente, em quatro postos de saúde de Dourados, no período mínimo de 60 horas, abrindo assim no período noturno.
Como garantia e eficácia da lei, o texto ainda prevê que o município reserve recursos para atender as despesas decorrentes da extensão do horário, nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: Jardim Água Boa, Jardim Maracanã, Altos do Indaiá e Distrito de Vila Vargas.
Com base nos dados do Censo Demográfico – 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta 261.019 habitantes em Dourados. O que demonstra a necessidade do maior município do interior de Mato Grosso do Sul, dispor da oferta de serviços de saúde e Atenção Básica também durante a noite.
Acontece, que além do município se omitir ao cumprimento da Emenda com a respectiva abertura dos postos, decreta, nesta quarta-feira (15), ponto facultativo nas Repartições Públicas Municipais com exceção dos serviços essenciais, o que não inclui às Unidades Básicas de Saúde.
Portanto, além do funcionamento normal da Fármacia do PAM e o SAMU. Todos atendimentos públicos, que envolvam suturas, limpezas de ferimentos, crises emocionais, depressivas, ferimentos de pequena extensão como cortes, taquicardias, pediatria e clínica geral – serão mais sobrecarregados do que o costume e direcionados à UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Redação 67News
Foto: Divulgação