A esperada passagem de massa de ar frio favoreceu a queda de temperatura em Mato Grosso do Sul. No Pantanal, a sensação térmica registrada foi de -1,2°C, na estação da Fazenda Campo Zélia, em Corumbá.
Conforme as estações monitoradas pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as menores temperaturas foram registradas no sul do Estado, com destaque para Amambai (2,5°C).
Campo Grande amanheceu com mínima de 9,3°C e sensação -0,6°C. Também há destaque para Iguatemi (3,9°C), Sete Quedas (4°C), Caarapó (4°C), Fazenda Campo Zélia (4,2°C) e Laguna Carapã (4,7°C).
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que não há probabilidade de chuvas. Essa condição atmosférica é associada à atuação de um sistema de alta pressão pós-frontal, que inibe a formação de nuvens e a ocorrência de precipitações, mantendo o tempo firme em todas as regiões do Estado.
A presença de ar seco contribui para a redução dos índices de umidade relativa do ar, especialmente durante as tardes, com valores oscilando entre 15% e 35%, configurando estado de atenção para baixa umidade. Portanto, a recomendação é de reforço na hidratação e adoção de medidas preventivas, como evitar exposição solar prolongada nos períodos mais quentes e secos do dia.
Previsão
A previsão indica a manutenção de tempo estável em Mato Grosso do Sul, com predomínio de sol e variação de nebulosidade. Após o frio pela manhã, Campo Grande deve registrar a máxima de 20°C. Dourados e Anaurilândia terão máximas entre 20 e 21°C. Ao sul do Estado, Ponta Porã e Iguatemi registram máxima de 17°C.
Na região sudeste e pantaneira, em Porto Murtinho e Corumbá, o dia será de sol e variação de nebulosidade, a máxima oscila entre 20 e 22°C. Já na região norte e do Bolsão, Coxim e Três Lagoas variam a máxima de 22 e 23°C.
Fonte: Midiamax