A chuvarada registrada em Dourados neste final de semana fez com que o município já acumulasse 58% do esperado de chuva para o mês. Com média mensal histórica de 162.9 milímetros, a maior cidade do interior já registrou precipitações de 95.6 milímetros.
O maior índice de acúmulo foi alcançado no sábado (5), quando desde a madrugada o céu já anunciava a chegada das pancadas.
As precipitações duraram até a manhã, por volta das 9h30, e bateram a marca dos 95.2 milímetros.
Segundo os registros da Estação Meteorológica da Embrapa Agropecuária Oeste, na quarta-feira (2) havia sido computado 0.3 milímetro de chuva e no domingo (6) outro 0.1.
As pancadas deram uma aliava no calorão. Após registrar máxima de 35.2°C no dia 4, o mais quente do ano, os termômetros não superaram os 27.8°C no sábado. Ontem a temperatura voltou a subir batendo a marca dos 32.9°C.
No ano passado janeiro foi o segundo mês mais chuvoso, atrás apenas de outubro. No período foram acumulados 302.3 milímetros de chuva enquanto no 10° mês de 2018 a marca alcançou os 306.3 milímetros.
PREVISÃO
A previsão do tempo aponta para mais pancadas nesta semana. Hoje são esperados registros a qualquer hora do dia com probabilidade, segundo o Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), de 80%. Deve chover também amanhã (8) e na sexta-feira (11) à tarde.