Bagunça no Trânsito: Motoristas invadem contramão em rua com sinalização falha

Há cerca de três semanas, a Agetran (Agência Municipal de Trânsito) realizou uma alteração na sinalização de duas quadras na Rua Ediberto Celestino de Oliveira, num trecho entre as ruas Monte Alegre e Ponta Porã. Alí, a pista que antes era de mão dupla, tornou-se via de mão única no sentido centro/bairro.

O fato é que a falta de sinalização na Ponta Porã está fazendo usuários invadirem a contramão ao realizar conversão à esquerda. Ainda nesse trecho, a Rua Joaquim Alves Taveira também não indica aos motoristas e motociclistas a mudança, e muitos acabam infringindo a determinação. 

Há sinalização apenas na Ediberto Celestino. No cruzamento com a Rua Ponta Porã o indicativo ainda é discreto por conta de árvores na esquina.

Durante registro, em um intervalo de aproximadamente 15 minutos, a reportagem flagrou quatro veículos: duas motos, um carro de passeio e uma caminhonete, cometendo a infração “induzida”. 

Em contato com o diretor-presidente da Agetran, Carlos Fábio, fora informado de que o ‘deslize’ já havia sido percebido que a adequação deve ser feita ainda nesta sexta-feira (26).

Carlos Fábio disse também que inicialmente apenas o trecho onde está localizado o MPT (Ministério Público do Trabalho) foi beneficiado pela alteração, já que a via é bastante estreita e prejudica o trânsito duplo, principalmente quando há veículos estacionados. Porém, a mudança deve atingir outros trechos da via.

“Todas essas vias se tornarão pista de mão única em breve. Isso faz parte do nosso plano de mobilidade urbana. Iniciamos pelo MPT porque era uma necessidade urgente deles lá”, disse.