As manifestações foram transmitidas pelas redes de TV ao longo da quarta-feira (7/9) e ganharam grande atenção dos portais de notícia, além de terem potencial para continuar sendo assunto nos próximos dias. Toda essa exposição é uma vitória para a campanha à reeleição de Jair Bolsonaro (PL) na visão tanto de aliados quanto de adversários – que agora precisam reagir a um assunto agendado por um candidato que, até então, estava na defensiva, respondendo a acusações
As imagens de ruas cheias em Brasília, Rio e São Paulo vão virar material de campanha para Bolsonaro, que tentará reforçar a confiança de aliados e militantes, mesmo diante de um cenário eleitoral desfavorável, segundo apontam as pesquisas. A menos de um mês do primeiro turno, marcado para 2 de outubro, o presidente busca argumentos para convencer seus militantes de que ainda pode protagonizar uma virada inédita desde a redemocratização do país.
Ainda que o presidente tenha escorregado em polêmicas machistas e sexistas em seus discursos, como quando puxou o coro de “imbrochável” em Brasília, seus aliados consideraram que o saldo das falas foi positivo. Isso porque não houve ataques diretos a autoridades ou críticas sem provas ao sistema eleitoral. Sem esses ingredientes, calculam os articuladores da campanha, não há espaço para uma resposta institucional que gere uma onda de notícias negativas, como a que ocorreu após o 7 de Setembro de 2021 ou depois da live com embaixadores, em junho deste ano.
Fonte: Metrópoles