Bonito receberá no mês de setembro a nona edição da Reunião de Ministros de Agricultura do Brics, grupo econômico formado por países em desenvolvimento e que conta com Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – as iniciais de cada um desses, em inglês, forma a sigla Brics.
Ainda não foi divulgada a data específica em que ocorrerá o encontro, nem em que local da cidade ele também acontecerá. Contudo, já está ocorrendo os preparativos, como a reunião entre os vice-ministros do setor, ocorrida na quarta-feira (17).
Chefe do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Tereza Cristina recebeu os vice-ministros para conversar sobre a resolução de problemas como o protecionismo, isolacionismo e unilateralismo econômico.
O encontro em Bonito acontecerá meses após o Mercosul, bloco regional integrado pelo Brasil, confirmar acordo com a União Europeia no intuito de derrubar barreiras tarifárias e aumentar a integração dos mercados.
Entre os principais produtos brasileiros exportados, estão os ligados ao setor primário, base macroeconômica de Mato Grosso do Sul.
Além disso, também deve ser discutindo em setembro a criação de um novo banco de desenvolvimento entre os países que integram o bloco dos Brics.