Desde que o primeiro decreto estabelecendo regras do toque de recolher foi publicado em Diário Oficial, no dia 23 de março de 2020, a Guarda Municipal realizou a prisão de 67 pessoas em Dourados.
Conforme informação da instituição, trata-se de cidadãos que foram presos cometendo crimes entre as horas em que a circulação em espaços públicos da cidade está proibida, por precaução sanitária.
O horário de início do toque de recolher em Dourados foi antecipado neste período, passando de 22h para 20h no dia 25 de maio de 2020, quando novo decreto foi publicado.
Os dados apresentados fazem parte de um balanço de atividades da Guarda de Dourados durante o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Neste período, 85 ações de apoio a Fiscalização de Posturas ao Comércio foram prestadas. A maioria das atividades estava relacionada a desrespeito ao toque de recolher, que atualmente tem vigência entre às 20h e 5h.
Entre as informações prestadas no balanço destaca-se ainda 2.696 denúncias referentes a pandemia do coronavírus e 919 boletins de ocorrência gerados por problemas relacionados a descumprimentos de medidas de enfrentamento a doença.
Durante as fiscalizações da Guarda Municipal, 324 estabelecimentos comerciais foram flagrados em situação irregular por aglomerações de pessoas ou por descumprindo o toque de recolher.
Além disso, outros 89 comércios foram notificados por irregularidades referentes a falta de cuidados com proteção individual como, como funcionários trabalhando sem máscaras, falta de álcool 70% ou em gel, por exemplo.
Outras ações
A Sala Rádio da Guarda Municipal de Dourados realizou 945 orientações a população sobre as questões da pandemia.
Nas barreiras sanitárias, 109.371 pessoas foram inspecionadas em interpostos instalados nas Avenidas Marcelino Pires, Presidente Vargas e Guaicurus. As equipes de saúde recebem apoio dos guardas.
Ao todo, 84.617 mil veículos passaram por essas barreiras sanitárias que funcionam das 7h às 18h.