Inscrições para Concurso de Redação do Programa Jovem Senador 2023 encerram dia 05 de maio

Para participar, os estudantes de ensino médio das escolas públicas estaduais precisam elaborar uma redação sobre o tema“Saúde mental nas escolas públicas”.

A SED (Secretaria de Estado de Educação) informa que estão abertas as inscrições para o Concurso de Redação do Senado Federal do Projeto Jovem Senador, com a temática sobre “Saúde mental nas escolas públicas”.

Na primeira etapa, cada escola seleciona uma redação para representá-la no concurso. Em seguida, as comissões julgadoras estaduais das Secretarias de Educação de cada estado e do Distrito Federal escolhem, entre as redações enviadas pelas escolas, as três melhores. Na etapa posterior, uma comissão julgadora nacional seleciona os 27 textos, um de cada estado e do DF.

Jovem Senador

O Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução 42/2010, engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. O nome-síntese Jovem Senador é utilizado para referir-se ao conjunto das atividades do Programa.

O Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas

públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Os temas sempre abordam tópicos de civismo, questões sociais e convidam à reflexão sobre o exercício da cidadania.

Os jovens senadores serão selecionados por meio do Concurso de Redação do Senado Federal que este ano traz como tema: “Saúde mental nas escolas públicas”, de acordo com as regras estabelecidas no regulamento que se encontra no site do Senado Federal disponível no link https://www12.senado.leg.br/jovemsenador.

Os autores das 27 redações vencedoras, um de cada estado e do Distrito Federal, são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República.

Inscrições

O período de inscrição para o Concurso de Redação do Senado Federal iniciou em 08 de fevereiro e termina no dia 05 de maio de 2023. A inscrição é realizada pelo envio da redação representante da escola para a respectiva Secretaria de Educação.

A escola deve orientar os professores e estudantes a fazerem o download do material necessário para a participação no Concurso de Redação do Senado Federal no site senado.leg.br/jovemsenador.

Veja o cronograma do Jovem Senador 2023

05/05/2023 Prazo final das inscrições por meio do envio das redações escolhidas pelas escolas às Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.
31/05/2023 Prazo final para as Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal enviarem ao Senado as três redações escolhidas.
06/2023 Previsão do anúncio, pelo Senado Federal, dos vencedores estaduais.
06/2023 Previsão do anúncio, pelo Senado Federal, da redação vencedora do Concurso Nacional de Redação.
21 a 25/08/2023 Semana de Vivência Legislativa do Jovem Senador 2023.

Mais informações e esclarecimentos sobre o Programa Jovem Senador 2023, podem ser obtidas na Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, pelos telefones (67) 3318-2341/2329.