Integração continental: autoridades destacam impacto da Rota Bioceânica em visita às obras

Autoridades brasileiras e paraguaias realizaram, nesta quinta-feira (2), uma visita técnica à construção da ponte binacional da Rota Bioceânica e aos acessos nos dois lados da fronteira, entre a cidade brasileira de Porto Murtinho e a paraguaia Carmelo Peralta.

A comitiva, com a presença do governador Eduardo Riedel e do presidente do Paraguai, Santiago Peña, acompanhou de perto o andamento das obras e do cronograma de execução do empreendimento, considerado estratégico para a integração sul-americana aos mercados asiáticos, por meio dos portos do Chile, no Pacífico.

No lado brasileiro, avança também a construção do acesso que ligará a BR-267 à ponte. Essa obra federal está orçada em R$ 472 milhões. Além da alça de 13,1 km, que ligará a rodovia à ponte, também está sendo construído o contorno rodoviário em Porto Murtinho e o Centro Aduaneiro, que fará o controle do acesso entre o Brasil e o Paraguai. O prazo de conclusão é de 26 meses.

O governador Riedel destacou a consolidação de uma integração sul-americana na busca de novos mercados econômicos e desenvolvimento regional.

“Este é um momento histórico. A ponte binacional vai encurtar em mais de 9,7 mil quilômetros a rota marítima das exportações brasileiras, principalmente, oriundas das regiões Sudeste e Centro-Oeste do País para a Ásia. É emocionante ver essa integração, com negócios e cultura”, afirmou o governador.