Em entrevista coletiva, o Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (27) que número de casos suspeitos de Coronavírus em São Paulo subiu para 85, enquanto o Brasil, no total, registra 132. Até o momento, só há um caso confirmado no país: um homem de 61 anos, morador da capital paulista. Ele esteve na Itália entre 9 e 21 de fevereiro.
O Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta também anunciou que vai antecipar a campanha nacional de vacinação contra a gripe em 23 dias. Assim, ela terá início no dia 23 de março, em menos de um mês.
Com a vacina da gripe, os pacientes que forem às unidades de saúde com sintomas gripais terão diagnóstico mais simples, já que as doenças combatidas pela vacina não serão considerada.
De acordo com o Ministério da Saúde, serão distribuídas 75 milhões de doses, um recorde nacional. O público-alvo também sofrerá uma ampliação.
No ano passado, a recomendação era vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos; mulheres que deram à luz há menos de 45 dias; idosos; profissionais de saúde; professores da rede pública ou privada; portadores de doenças crônicas; povos indígenas; pessoas privadas de liberdade; e portadores de doenças crônicas (HIV, por exemplo).