A Avenida Hayel Bom Facker em Dourados já recebe a etapa final de revitalização por parte do Governo do Estado que abrange entre a Avenida Marcelino Pires até o trevo da bandeira na rodovia BR-163. De acordo com o anunciado pelo secretário de Infraestrutura, Murilo Zauith, a obra é prevista em R$ 10.340.949,12 com a conclusão para 2021.
A via é uma das mais importantes do município ao fornecer acesso de norte ao sul, desde as saídas para Itaporã e Maracaju até as saídas para Caarapó e Ponta Porã. A primeira etapa contemplou a parte norte da avenida.
De acordo com o governo, o recurso utilizado nesta obra será do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado do Mato Grosso do Sul (Fundersul). Devido ao grau de complexidade, o prazo foi esticado conforme explica o engenheiro responsável pela fiscalização, Bruno Barbato.
“Além da restauração funcional do pavimento, que consiste no serviço de tapa-buracos e recapeamento, será necessário fazer a drenagem da via para solucionar o problema de alagamento. Isso implica em abrir, escavar e implantar a tubulação subterrânea, que demanda a maior parte do tempo“, detalha.
Serão realizados o alargamento da pista e remodelação dos canteiros centrais. A avenida também receberá asfalto e sinalização novos e contará com obras de drenagem urbana para prevenir os constantes alagamentos em períodos de chuva. Durante as obras haverá bloqueios parciais da via.