Para evitar aglomerações, forças de segurança elaboram plano especial para feriado do carnaval

A Operação Carnaval 2021, esquema especial de segurança elaborada pela Polícia Militar e Polícia Civil, foi apresentado nesta quarta-feira (10) em reunião do Comitê Gestor do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira. Polícia Civil, Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) estarão envolvidos na Operação.

A ação tem como objetivo prevenir e coibir ações criminosas, garantir a proteção à vida, ao patrimônio, bem como a segurança e a tranquilidade social e o cumprimento das medidas de biossegurança, a restrição de circulação de pessoas entre 23h e 5h da manhã e evitar aglomerações de pessoas entre os dias 12 e 17 de fevereiro, feriado do carnaval.

As polícias acreditam que com o cancelamento dos festejos de carnaval, os foliões devem aproveitar o feriado prolongado para viajar para cidades turísticas do interior do Estado, como Bonito, Rio Verde, Corumbá, Dourados, Três Lagoas e Costa Rica, por exemplo, havendo, portanto, aumento do fluxo de veículos nas estradas e risco de aglomerações urbanas, com consequente risco de contaminação pelo coronavírus.

Polícia Militar

Nesse período a Polícia Militar vai intensificar o policiamento ostensivo em todas as cidades de Mato Grosso do Sul, dando prioridade para as ações de caráter preventivo, com o objetivo de impedir ocorrências de ilícitos e de ações que comprometam a segurança das pessoas, que violem o patrimônio, afetem a tranquilidade da população ou que gerem aglomerações.