Policiais penais são presos durante operação ‘La Catedral’ por corrupção

Policiais penais acabaram presos temporariamente, na manhã desta quinta-feira (6), por policiais do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), durante a deflagração da operação ‘La Catedral’ pelos crimes de corrupção e favorecimento de entrada de celulares em presídios.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Ponta Porã. Ao todo foram presos, cinco agentes penais. As investigações descobriram a existência de uma organização criminosa, que era composta por policiais penais envolvidos com concussão, corrupção passiva, favorecimento para entrada de celulares e outros objetos.

Durante as investigações foram apreendidas bebidas alcoólicas, celulares, drogas e dinheiro dentro das celas. Também estão sendo apuradas às circunstâncias de fuga de dois internos, que apontam envolvimento de funcionários públicos após o recebimento de propina.

Os presos foram encaminhados para a capital onde temporariamente ficarão custodiados no Centro de Triagem.

Nome da operação

O nome da operação faz referência a Penitenciária “construída” na Colômbia pelo narcotraficante internacional Pablo Escobar que era cheia de luxos e mordomias.