Riedel adota tom diplomático e diz que taxação de Trump afeta diretamente negócios em MS

O governador Eduardo Riedel (PSDB) avalia que a taxação de 50% aos produtos brasileiros que entram nos Estados Unidos afeta diretamente a economia de Mato Grosso do Sul. Contudo, disse não ter sido surpreendido com o revés ao Brasil anunciado nesta semana pelo presidente Donald Trump.

O chefe do Executivo reconhece que a exportação ao país norte-americano não representa, em percentuais, grande parcela da venda externa sul-mato-grossense, mas destaca que, no ano passado, empresas locais venderam aos estadunidenses cerca de 700 milhões de dólares.

“Não é o nosso principal mercado, que é a China, 47%, os Estados Unidos, 6%, mas atinge diretamente esses empresários, as empresas que estão aqui. E entendo que a gente tem que buscar o caminho da negociação diplomática, da negociação comercial, com um parceiro”, afirmou.

Riedel considera que o caminho ideal para o momento é o da serenidade. “É o trabalho da nossa diplomacia no âmbito comercial para buscar superar. Até porque o Brasil tem saldo positivo com os Estados Unidos. Ele não é negativo em relação à relação comercial”, afirmou.

Fonte: Midiamax