Vacinados poderão visitar pacientes com Covid nos hospitais

Uma nova resolução da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, divulgada nesta segunda-feira (17), autoriza visitas aos pacientes com coronavírus internados em hospitais da capital. Para isso, os visitantes precisam estar vacinados com a segunda dose contra a Covid-19 e apresentar um comprovante com foto.

A novidade publicada no Diário Oficial do Município vale para todos as unidades de saúde da capital, que terão autonomia para determinar regras como quantidade de visitas por dia e necessidade de pré-agendamento ou não. As medidas de proteção à Covid-19, tais como uso de máscaras e higienização de mãos, também são condições para a presença nos hospitais.

Até esta segunda-feira, apenas integrantes da equipe médica eram autorizados nas chamadas “alas Covid”. A visita só era possível no caso de internação prolongada, ou seja, ao paciente infectado há mais de 15 dias e transferido para enfermaria ou UTI das alas comuns.

“Os visitantes desses pacientes com Covid terão que usar todo o equipamento especial de proteção individual para serem autorizados. Cada hospital vai ter seu regulamento sobre o esquema de visitação. A autorização vale tanto para a ala de Covid -19 como UTIs”, explicou o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz.