O atual comandante do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), coronel Marcos Paulo Gimenez, deve assumir o comando-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, conforme apurado pelo Jornal Midiamax. O atual chefe da instituição, coronel Waldir Ribeiro Acosta, deixa o cargo e vai para reserva, espécie de aposentadoria dos servidores militares.
O coronel Marcos Paulo já foi comandante do Batalhão de Choque e, antes de assumir o comando do DOF, em abril de 2019, no lugar do coronel Kleber Haddad Lane, atuou como subcomandante da Academia da Polícia Militar.
O coronel Haddad foi preso, na sexta-feira (15), durante a Operação Avalanche. Ele e mais 6 oficiais da cúpula da PMMS são suspeitos de integrarem quadrilha de contrabando de cigarro do Paraguai por rodovias de Mato grosso do Sul, chamada de “máfia dos cigarreiros”.
A operação, realizada pelo Gaeco (Grupo Aramado Esperado) contou com apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar e é a terceira fase da Oiketicus, deflagrada em 2018 com prisão de mais 29 policiais militares sul-mato-grossenses.
Atual Comando da PM
Atualmente o comando da Polícia Militar do Estado é do coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, que está no cargo desse 2017. Antes de assumir o comando da PM em Mato Grosso do Sul, o coronel tinha sido comandante do Policiamento Metropolitano, comandante da PMR (Polícia Militar Rodoviária), comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar em Corumbá.
A troca do atual comando da Polícia Militar deve acontecer ainda nesta semana.