Primeiro dia do inverno “promete” pancadas de chuva

O primeiro dia do inverno, esta segunda-feira (21), será de tempo instável e previsão de pancadas de chuva para parte de Mato Grosso do Sul, de acordo com a meteorologia. Já em Campo Grande, o tempo fica firme com sol entre nuvens durante todo o dia. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas podem variar entre 13°C a 27°C com tendência a elevação na Capital.

Nesta segunda, o tempo fica parcialmente nublado a claro, com níveis de umidade relativa do ar abaixo dos 30% durante à tarde na parte norte do Estado. A madrugada teve mínimas de 13°C e a máxima pode chegar aos 32°C nas regiões norte e pantaneira. A tendência é que a partir de amanhã as temperaturas iniciem gradativa elevação.

Inverno

O inverno começou oficialmente às 00h32 desta segunda-feira (21) pelo horário de Brasília (DF). A estação, que vai até 22 de setembro, é historicamente caracterizada pela queda nas temperaturas e pela diminuição das chuvas.

No Centro-Oeste o inverno de 2021 será caracterizado pelo tempo seco, alta probabilidade de as chuvas ocorrerem dentro e abaixo da faixa climatológica em grande parte da região, exceto no centro sul do Mato Grosso do Sul, onde as chuvas deverão ser ligeiramente acima da média durante o mês de setembro.

Massas de ar seco e quente deverão manter as temperaturas acima da média, principalmente nos meses de agosto e setembro, favorecendo focos de queimadas e incêndios florestais. Na parte leste de Mato Grosso do Sul as temperaturas podem ficar ligeiramente abaixo da média climatológica devido à passagem de algumas massas de ar frio mais continentais.

Conforme prognóstico do Inmet, o inverno de 2021 deverá manter o padrão de neutralidade no Oceano Pacífico Tropical, com uma probabilidade de 75% de manutenção da fase de neutralidade registrada desde abril.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahao, as condições de neutralidade não permitem o avanço das massas frias do extremo sul do continente até o sul de Mato Grosso do Sul. “Os modelos indicam pelo menos uma massa polar fraca até o final de Junho e mais duas até o final de Julho, trazendo temperaturas baixas próximas de cinco graus no centro-sul e na capital”.

Noites frias e manhãs quentes

Mesmo no inverno, há indícios de dias com calor, especialmente durante julho, agosto e setembro, pontua Natálio. “Nestes meses ocorrem dias quentes com máximas acima dos trinta graus”. De modo geral, nesta estação as temperaturas apresentam uma grande amplitude térmica com calor durante o dia e noites e madrugadas mais frias. Sobre os níveis de umidade relativa do ar, a média máxima deve se manter próxima aos 65% pela manhã com mínimas próximas ou abaixo dos 30%.

Conforme prognóstico, existe a chance de eventos de geada em algumas localidades de Mato Grosso do Sul. As chances de ocorrência de geadas entre Campo Grande e Sete Quedas, no extremo sul do estado, são de 60% no final de junho e de 70% em meados de julho.