Um avião da empresa sueca Norwegian Air Sweden com quase 180 pessoas a bordo ficou a um metro de colidir com o solo durante uma manobra de aterrissagem no aeroporto de Paris, na França, de acordo com um relatório divulgado na última segunda-feira (11) pela agência de investigação da aviação civil local. O incidente foi considerado como grave pelas autoridades.
A aeronave, um Airbus A320 com 178 pessoas a bordo – 172 passageiros e seis tripulantes – havia decolado de Estocolmo, na Suécia, na manhã de 23 de maio e era emprestada por uma companhia de Malta. Ao iniciar o movimento para aterrissar no aeroporto Charles de Gaulle, o mais movimentado da capital francesa, os pilotos não perceberam que estavam em rota de colisão com o solo.
Segundo a Agência de Investigação e Análise pela Segurança da Aviação Civil da França (Bureau d’Enquêtes et d’Analyses pour la securité de l’aviation civile – BEA), a torre de controle do aeroporto havia passado instruções incorretas de pressão atmosférica para o avião. Com isso, o Airbus – que não tinha contato visual com a pista por conta do mau tempo – realizou o procedimento de descida 85 metros abaixo do indicado, sem que os equipamentos indicassem os níveis incorretos.
Fonte: CNN Brasil