O Portal da Transparência, site que detalha os gastos da Prefeitura de Dourados, ficou temporariamente fora do ar na manhã de ontem.
Há bastante tempo, a sociedade vem demandando da administração pública uma maior transparência na gestão dos recursos públicos.
É dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.
A transparência na gestão pública é uma conduta social contínua, o que, portanto, não sofre interrupções, ou pelo menos, não deveria.
Acontece, que além do sistema frágil, repleto de oscilações, e constantemente, fora do ar. Os gastos do município não são computados desde 29 de setembro de 2023, celebrando na data de hoje, o aniversário de 2 meses da falta de transparência.
Com problemas crônicos e deficiências em vários setores, com destaque para saúde, não se sabe a forma e com o que tem sido gasto o dinheiro dos cofres públicos.
A principal atenção é com os procedimentos envolvendo dispensas de licitação, modalidade em que a administração pública pode realizar a contratação direta de um fornecedor.
Levantamento feito pela reportagem revela que as informações disponibilizadas atualmente na internet pela Administração não incluem dados essenciais do período mencionado, como, por exemplo, os contratos firmados ou demais peças das dispensas de licitação, que permitissem conhecer suas justificativas, analisar preços e prazos e as despesas liquidadas.
Redação 67News
Imagem: Divulgação