Duas delegadas de MS são remanejadas para a Deam de Campo Grande

Mais duas delegadas de Mato Grosso do Sul foram remanejadas para a Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher), em Campo Grande, conforme portarias publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (3).

Barbara Fachetti Ribeiro, que atuava na Delegacia de Polícia Civil de Sidrolândia, foi transferida para a Primeira Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.

Com a troca, ela foi dispensada do cargo em Sidrolândia.

Ana Claudia Pimentel Malheiros, que atendia na Deam em Dourados, também foi transferida para Campo Grande. Assim, as duas têm 10 dias de trânsito para então assumirem os cargos. Ana ficou na comissão provisória da Deam por 90 dias e agora vai assumir definitivamente.

As portarias são assinadas pelo delegado geral da Polícia Civil, Lupersio Degenore Lucio.

Deam

As mudanças no comando da Deam começaram em março, depois da repercussão do caso de feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte, de 42 anos. Três delegadas, sendo duas envolvidas no atendimento da jornalista e a titular, foram removidas da delegacia.

A remoção aconteceu 45 dias após a morte de Vanessa e sete dias depois da Corregedoria da Polícia Civil concluir que as delegadas não erraram no atendimento à jornalista.

Riccelly Maria Albuquerque, que fez o registro do boletim de ocorrência, foi removida ‘ex-officio’, no interesse da Administração. Ela foi removida para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), onde atuava antes de ir para a especializada.

Grupo técnico

Em abril, foi criado um Grupo Técnico para desafogar mais de 6 mil boletins de ocorrência da Deam que já tinha instaurado mais de 1 mil inquéritos. O grupo foi criado após o feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte.

O grupo já instaurou 1.170 inquéritos.

Fonte: Midiamax