Ministra Tereza Cristina defende o incentivo à pesca no estado, e o envolvimento de agricultores familiares

Viabilização de recursos federais para retomada da construção do Centro de Piscicultura da Universidade Federal da Grande Dourados

O assessor especial da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Edimilson Alves, recebeu, nesta quarta-feira (24), em Brasília, o chefe de gabinete da Reitoria da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Vagno Nunes de Oliveira, para discutir o fomento e incentivo à pesca e aquicultura na região de Dourados (MS).

Entre as demandas está a liberação de recursos federais para viabilizar o Centro de Piscicultura Experimental, Treinamento e Difusão Tecnológica da Região da Grande Dourados.

Segundo Vagno Nunes, o objetivo, além de ter uma estrutura adequada para o curso de aquicultura da universidade, é fomentar o setor na região. “A gente quer incentivar o trabalho através de extensão com a comunidade, formar profissionais preparados para o mercado de trabalho e fomentar o desenvolvimento da pesca por meio da pesquisa. Nós temos professores, doutores na área, e a gente não tem estrutura. Esse Centro de Piscicultura iria abarcar tudo isso”, explicou.

No Mato Grosso do Sul, a piscicultura é uma das atividades com maior potencial de crescimento. O edifício do Centro de Piscicultura já começou a ser construído em 2012, mas as obras estão paradas.

O recurso do Ministério da Agricultura também vai ajudar a inserir 700 agricultores familiares na atividade de piscicultura e fornecer pescado para a merenda escolar de mais de 90 mil estudantes da rede pública e da educação básica do território da Grande Dourados.

 A demanda solicitada é uma preocupação da deputada federal licenciada do estado e atual ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que defende o incentivo à pesca no estado, o envolvimento de agricultores familiares nessas ações e o fortalecimento da pesquisa.