Médicos que trabalham no HV (Hospital da Vida) decidiram dar um voto de confiança para a secretária municipal de Saúde, Berenice de Oliveira Machado Souza, e vão manter o plantão do pronto socorro.
A informação foi repassada nesta sexta-feira (26) pelo diretor clínico da unidade hospitalar, o médico Raul Espinosa.
Segundo ele, durante assembleia realizada ontem à noite na Igreja Presbiteriana do Brasil, a gestora municipal garantiu que irá solucionar os problemas que levaram oito profissionais do corpo clínico a entregarem carta de demissão nesta semana.
“A secretária falou na assembleia que tinha providenciado quase 20 médicos para cobrir os plantões. O corpo clínico resolveu dar voto de confiança para a secretária e aguardar a resolução das questões. Ela prometeu melhorar as condições de trabalho e colocar todos os atrasos em dia”, revelou Espinosa.
O diretor clínico do Hospital da Vida informou ainda que plantonistas do Pronto Socorro também deram o voto de confiança para a secretária municipal de Saúde. “Os médicos condicionaram que se houver melhoria das condições de trabalho e pagamentos em dia podem rever o posicionamento [do pedido de demissão coletivo]”, detalhou.
Responsável por atender pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em uma região com aproximadamente 800 mil moradores, o HV concentrará apenas casos de urgência e trauma a partir de agosto. A mudança, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é motivada pela reorganização do fluxo na unidade, que passa por obras de reforma e ampliação. Os demais atendimentos serão acumulados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e unidades básicas de saúde.