As alas hospitalares exclusivas para internação de pacientes diagnosticados com o coronavírus em estado grave voltaram a registrar taxa de ocupação abaixo de 50% depois de 194 dias.
Isso porque Dourados fechou ontem (11) taxa de uso de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid em 47%, com 30 dos 64 leitos ocupados, ou seja, 34 estão disponíveis.
Destas 30 pessoas internadas com Covid, 25 estão em período de risco de transmissão, três ‘suspeitos’ aguardando resultado de teste laboratorial e dois pacientes que superaram os 14 dias desde o início dos sintomas, classificados como ‘pós-covid’.
A última vez que a cidade esteve com a taxa de ocupação UTI Covid inferior a 50% havia sido no dia 29 de dezembro de 2020.
Desde então, o sistema de saúde do município chegou a trabalhar no limite da capacidade de atendimento, sendo necessárias as transferências de pacientes para os estados de Rondônia e São Paulo.
A porcentagem divulgada pela prefeitura revela um desafogo neste setor do sistema hospitalar de Dourados após meses de trabalho com altas taxas de contágio e de internação por complicações atribuídas ao vírus.
A cidade chegou a passar por período de 14 dias de ‘lockdown’ – entre 30 de maio a 12 de junho de 2021 – para conter o avanço no número de casos de Covid e, consequencialmente, de internações.
Apesar da baixa nos dados referentes as internações por Covid, as alas de UTI para pacientes gerais em estado de saúde considerados graves ou gravíssimos fechou nesse domingo com taxa de 94%. São ao todo 32 pessoas nestes leitos.