Atriz Selma Blair fala sobre a vida com esclerose múltipla em documentário

Selma Blair acreditava estar “filmando os últimos dias de (sua) vida” durante as filmagens de um documentário após sua batalha contra a esclerose múltipla (EM), revela um trailer do filme.

A atriz, mais conhecida por seu trabalho em filmes como “Cruel Intentions” e “Legalmente Loira”, foi diagnosticada com a doença em 2018. “Apresentando, Selma Blair”, dirigido por Rachel Fleit, explora a jornada de aceitação pessoal e resiliência de Blair conforme sua condição progride.

O trailer de dois minutos, lançado quinta-feira, mostra a atriz descendo cautelosamente um lance de escadas em sua casa, como ela diz na narração: “Sempre pensei que estava em um reality show”.

“Como se eu estivesse em um documentário, mas só Deus veria e desaprovaria”, acrescentou ela ao chegar ao pé da escada e fazer uma pose no espelho.

Há momentos em que o humor da estrela de 49 anos dá lugar a uma reflexão silenciosa enquanto ela compartilha seus diários em vídeo filmados no hospital durante a quimioterapia.

“Disseram-me para fazer planos sobre a minha morte”, diz Blair no trailer. “Não porque eu tenho esclerose múltipla, porque estou lutando contra a esclerose múltipla.”

Quando Blair revelou seu diagnóstico pela primeira vez em 2018, ela disse que vinha experimentando os sintomas há anos, o que a fazia acreditar que poderia ter a doença por mais de uma década.

“Tenho esclerose múltipla. Estou exacerbada”, escreveu ela em um post no Instagram na época.

“Eu sou deficiente. Eu caio às vezes. Eu deixo cair coisas. Minha memória está nebulosa. E meu lado esquerdo está pedindo direções de um GPS quebrado. Mas nós estamos trabalhando nisso.”

De acordo com a Clínica Mayo, a esclerose múltipla é uma doença vitalícia que afeta o cérebro e a medula espinhal e faz com que o sistema imunológico ataque a bainha protetora (mielina) que cobre as fibras nervosas. Isso pode causar problemas de visão, limitação de movimentos dos membros e alterações no equilíbrio.

“Apresentando, Selma Blair” estreia nos cinemas em 15 de outubro, nos Estados Unidos, antes de se tornar disponível no serviço de streaming Discovery + em 21 de outubro.