Bolsonaro chega à Rússia nesta terça após recuo de Putin na Ucrânia

O presidente Jair Bolsonaro desembarca em Moscou na tarde desta terça-feira (15/2), manhã no Brasil, para uma visita oficial à Rússia. Embora vá ficar três dias no país, a agenda oficial do chefe do Palácio do Planalto será enxuta e se concentrará apenas ao longo da quarta-feira (16/2).

O principal compromisso será um encontro com o presidente russo, Vladimir Putin. Os dois devem ter uma reunião bilateral a sós, com a presença somente de intérpretes, e devem fazer uma declaração conjunta na sequência. Após a conversa, Putin deve oferecer um almoço ao presidente brasileiro.

Os encontros entre Bolsonaro e Putin acontecerão no Kremlin Moscou, sede do governo da Rússia, em meio a temperaturas abaixo de zero que marcam o rigoroso inverso russo. O suntuoso prédio está localizado na famosa Praça Vermelha, um dos principais cartões postais de Moscou.

A reunião entre os presidentes será marcada por uma série de medidas sanitárias exigida pelos russos. O presidente, os demais membros da comitiva brasileira e os jornalistas credenciados terão de apresentar resultados negativos de cinco testes PCR para Covid-19. Um deles será feito na entrada do Kremlin.

A exigência ganhou notoriedade internacional após o presidente da França, Emmanuel Macron, se recursar a fazer o exame para encontrar Putin em Moscou na semana passada, segundo informações da agência de notícias Reuters. Macron teria se negado a fazer o teste por medo de os russos “roubarem” seu DNA.

Além dos exames de PCR, o governo russo também pediu ao Planalto que reduzisse a comitiva brasileira. Alguns ministros, como o titular da Justiça, Anderson Torres, acabaram excluídos da viagem. Com isso, Bolsonaro chega a Rússia acompanhado basicamente de ministros militares.

Entre os ministros presentes na comitiva, estão o chanceler Carlos França e os ministros-generais Braga Netto (Defesa), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência) e Augusto Heleno (GSI). O ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, também acompanhará o presidente na viagem.