Bonito ganhará primeiro museu subaquático de água doce do mundo

Já existente em destinos como CancúnChipre e Cannes, o Brasil ganhará um inédito museu debaixo d’água. Localizado em Bonito, capital brasileira do ecoturismo no Mato Grosso do Sul, o museu está previsto para ser aberto até o fim do mês de outubro dentro de um lago que faz parte da Nascente Azul, propriedade privada que oferece flutuação, mergulho com cilindro e balneário com diversas atividades.

museu será o primeiro do mundo a ser instalado em água doce, dentro de um lago com cerca de 4 mil m² e 4 m de profundidade, onde atualmente já ocorrem mergulhos com cilindro. Junto das obras, os visitantes poderão nadar lado a lado com peixes de diferentes espécies comuns na região, como o piraputanga, pacu, lambari, dourado e o piau.

Segundo a empresa, a ideia foi criar um espaço em que artistas locais pudessem exibir suas obras e expressar sua arte. A primeira exposição contará com estátuas submersas que vão abordar temas como sustentabilidade e preservação ambiental – vale ressaltar que Bonito é referência em ecoturismo no Brasil, com princípios de preservação seguidos à risca pelas propriedades privadas.

Imersas no lago, as obras de arte vão se integrar com a biodiversidade da água, servindo de abrigo para os peixes. Com o tempo, as estátuas começarão a ser lapidadas devido ao ecossistema da água e a alta concentração de calcário, deixando-as ainda mais interessantes e incorporadas à natureza – como as fotos acima, obtidas em primeira mão pela CNN Viagem & Gastronomia