Cassilandia bate recorde de sessenta dias sem chuva

Cassilândia bate recorde de 60 dias sem chuva

inverno deste ano começou com poucos registros de chuva em Mato Grosso do Sul devido à atuação da massa de ar seco predominante nessa época. De acordo com dados das estações meteorológicas monitoradas pelo Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo e do Clima), o estado já registrou estiagem nos 45 municípios monitorados e Cassilândia, a 430 km da Capital,  já é a cidade com o maior tempo de estiagem, com 60 dias sem chuva.

É considerado estiagem um período de dez dias consecutivos sem registro de chuva. Julho é o mês mais seco do ano e a estimativa de chuva média esperada no estado é de 36,4 milímetros. Até a quarta-feira (18), o município de Cassilândia batia recorde, seguido por Coxim com 56 dias de estiagem e Sidrolândia totalizando 38 dias sem registro de chuva.

Campo Grande já está há 36 dias sem chuva e apenas municípios da fronteira com Bolívia e Paraguai tiveram pancadas de chuvas registradas de até dois milímetros. A expectativa é que julho termine com acumulados muito abaixo da média histórica. Em comparação aos últimos quatro anos, o período de estiagem não apresentou alterações significativas, conforme banco de dados.

O Cemtec explica que a estiagem ocorre devido à intensificação do sistema de alta pressão que atua no Brasil Central e permanece até meados de setembro. “Esse sistema inibe as formações de chuva e reduz a umidade relativa do ar, que consequentemente favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias”.

De acordo com o boletim técnico divulgado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, uma frente fria chegará ao Estado dias 20 e 21 de julho que deixará o tempo nublado com diminuição nas temperaturas, porém sem expectativa de chuva em Mato Grosso do Sul.

(com informações da Semagro)