Dificuldade em urinar pode indicar câncer de próstata. Conheça os sintomas

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de neoplasia entre homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada ano cerca de 66 mil novos casos de câncer de próstata são notificados no país.

A idade é um dos fatores de risco para a doença, visto que a incidência é maior para homens acima de 50 anos. Histórico familiar e excesso de gordura corporal também estão relacionados ao aparecimento do câncer de próstata.

Apesar de a maioria dos tumores crescerem lentamente e sem sintomas, a identificação deste tipo de câncer antes do estágio avançado é um diferencial para o tratamento.

“A doença costuma ser assintomática no início, porém alguns sintomas urinários podem aparecer, como dificuldade para urinar ou redução do jato de urina”, explica o urologista Fernando Sabino, especializado em câncer de próstata.

O especialista, que trabalha no Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Santa Lúcia, destaca a importância dos exames de rastreamento para a doença. Eles devem ser feitos uma vez por ano a partir dos 50 anos, para a maioria da população masculina, ou a partir dos 45 anos, quando existe histórico deste tipo de câncer na família.

Os exames indicados são o de toque retal e a análise de PSA no sangue. O PSA é uma glicoproteína produzida por células da próstata e secretada no líquido seminal. Homens saudáveis apresentam concentrações menores dessa substância no sangue. A confirmação do diagnóstico é feita com uma biópsia.

1. Dificuldade para urinar ou ejacular

Entre os sintomas que podem aparecer em homens com câncer de próstata estão a dificuldade para urinar ou para ejacular. Os pacientes podem sentir dores fortes, já que a próstata tem ligação direta com a uretra e com a vesícula seminal, responsável pela produção de um dos componentes do sêmen. A dificuldade de ereção, embora seja característica do envelhecimento, também pode estar relacionada à presença da doença.

2. Maior frequência de idas ao banheiro

Homens com câncer de próstata podem ter desregulação nas idas ao banheiro, sentindo mais vontade de urinar e, até mesmo, desenvolvendo incontinência urinária.

3. Sangue ao urinar

De acordo com o médico, a presença de sangue na urina é um sinal de gravidade, que requer investigação imediata. Entretanto, outras doenças também possam apresentar esse sintoma, como as infecções urinárias, o sinal pode indicar tumores na próstata, na bexiga ou nos rins.

4. Diminuição do jato de urina

A redução do fluxo urinário geralmente está relacionada ao crescimento da próstata ou ao estreitamento da uretra, mas também pode ser consequência do aumento da próstata causada por um tumor.

5. Dores pélvicas ou difusas

Quando o câncer está mais espalhado em outras regiões do corpo, sintomas menos específicos podem se manifestar, como dores constantes na região pélvica, nas costas e fraqueza nas pernas. O emagrecimento também está relacionado a casos mais avançados da doença.

Fonte: Metrópoles