Dourados receberá mais 3.790 doses da vacina Janssen remanescentes do estudo realizado em 13 municípios sul-mato-grossenses que fazem fronteira com Paraguai e Bolívia. Esse imunizante é de dose única e as remessas já recebidas pelo município garantiram a imunização de 3.615 douradenses até este sábado (10).
Conforme a resolução ad referendum nº 143/CIB/SES, expedida pela Secretaria de Estado de Saúde em edição extra do Diário Oficial do Estado de sexta-feira (9), foi aprovada a distribuição do quantitativo de 41.000 doses em 8.200 frascos com 5 doses cada.
Só não serão contemplados os municípios de Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas, porque já receberam como parte do projeto de pesquisa na região fronteiriça.
Além disso, as 1 mil doses de Amambai já haviam sido entregues no dia 7 de julho, oriundas de ajustes operacionais de doses remanescentes do município de Paranhos.
Com essa nova remessa de vacinas, os municípios devem dar continuidade a vacinação dos grupos por faixas etárias em ordem decrescente de idade, iniciando os de 59 a 55 anos, 54 a 50 anos, e assim sucessivamente, até o limite de 18 anos de idade, exceto naqueles indivíduos que possuam contraindicação ao uso de tal imunizante.
Ao município que concluir a totalidade da vacinação do respectivo grupo por faixa etária e possuir doses remanescentes, a orientação é para restituir as mesmas imediatamente à Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica, para serem redistribuídas proporcionalmente aos demais municípios relacionados na resolução.
Neste sábado (10), Dourados superou a marca de 150 mil doses de vacinas contra o novo coronavírus aplicadas na população local. Os dados são do Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde.