Dourados receberá mais de 3,7 mil doses da Janssen, remanescentes do Estudo feito na fronteira

Dourados receberá mais 3.790 doses da vacina Janssen remanescentes do estudo realizado em 13 municípios sul-mato-grossenses que fazem fronteira com Paraguai e Bolívia. Esse imunizante é de dose única e as remessas já recebidas pelo município garantiram a imunização de 3.615 douradenses até este sábado (10).

Conforme a resolução ad referendum nº 143/CIB/SES, expedida pela Secretaria de Estado de Saúde em edição extra do Diário Oficial do Estado de sexta-feira (9), foi aprovada a distribuição do quantitativo de 41.000 doses em 8.200 frascos com 5 doses cada.

Só não serão contemplados os municípios de Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas, porque já receberam como parte do projeto de pesquisa na região fronteiriça.

Além disso, as 1 mil doses de Amambai já haviam sido entregues no dia 7 de julho, oriundas de ajustes operacionais de doses remanescentes do município de Paranhos.

Com essa nova remessa de vacinas, os municípios devem dar continuidade a vacinação dos grupos por faixas etárias em ordem decrescente de idade, iniciando os de 59 a 55 anos, 54 a 50 anos, e assim sucessivamente, até o limite de 18 anos de idade, exceto naqueles indivíduos que possuam contraindicação ao uso de tal imunizante.

Ao município que concluir a totalidade da vacinação do respectivo grupo por faixa etária e possuir doses remanescentes, a orientação é para restituir as mesmas imediatamente à Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica, para serem redistribuídas proporcionalmente aos demais municípios relacionados na resolução.

Neste sábado (10), Dourados superou a marca de 150 mil doses de vacinas contra o novo coronavírus aplicadas na população local. Os dados são do Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde.