Estudantes de MS acham primeiro dia de provas do Enem difícil e se dividem sobre desempenho

Alguns estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (4), em Campo Grande, e que foram ouvidos pelo G1 na saída dos locais de provas acharam as questões difíceis. Neste primeiro dia foram aplicadas os testes referentes a Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

“Estava difícil. Bem acima do que eu achava, com base em alguns simulados que fiz antes. Tinha muito conteúdo. A redação eu achei um tema bem específico. De um modo geral acho que não fui muito bem, mas vou vir no próximo domingo com certeza”, diz Mateus Wender Rafael, de 18 anos, que quer usar a nota para conseguir uma vaga para o curso de Economia.

Enem 2018 - Campo Grande (MS): Mateus Wender Rafael, de 18 anos, achou o tema da redação bem específico — Foto: Anderson Viegas/G1 MS

Enem 2018 – Campo Grande (MS): Mateus Wender Rafael, de 18 anos, achou o tema da redação bem específico — Foto: Anderson Viegas/G1 MS

Outra estudante que classificou as provas como difíceis foi Mariana Beatriz Carvalho, também de 18 anos. “Foi tenso esse primeiro dia. Sempre quando tem linguagem, humanas é mais complicado que as exatas. O tema da redação me surpreendeu”, mas acho que fui bem, comenta, completando que vai usar o desempenho no Enem para tentar obter uma vaga para o curso de Ciências Econômicas.

A prova de redação do Enem deste ano teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” e teve quatro textos motivadores, sendo que três deles são trechos de reportagens e um trouxe um gráfico com dados.

Em Mato Grosso do Sul, 72.393 pessoas se inscreveram para o Enem neste ano. As provas foram realizadas em 41 municípios do estado e prosseguem no próximo domingo (11), com os testes de: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.