Foco de gripe aviária faz Japão suspender importação de carne de aves de Mato Grosso do Sul

O Mapa (Ministério da  e Pecuária) confirmou na noite desta terça-feira (19) que o  suspendeu importação de carnes de aves de Mato Grosso do Sul. A decisão foi tomada depois de um foco de gripe aviária ser confirmado em criação doméstica em Bonito.

Conforme o ministério, além das carnes, a importação de ovos, aves vivas e subprodutos também estão temporariamente suspensas.

A comercialização em solo brasileiro, entre estados, de acordo com o Mapa, ocorre normalmente.

Dados do Mapa revelam que Mato Grosso do Sul exporta 18,4% da produção de carne de aves in natura. O Brasil é o país que mais exporta frango para o mundo todo e representa 35% da comercialização do mercado global.

Gripe aviária em Mato Grosso do Sul

O Mapa explica que medidas sanitárias estão sendo tomadas para contenção e erradicação do foco registrado em Bonito. Ações de vigilância nas populações de aves estão sendo tomadas. O ministério reforça que não há estabelecimentos avícolas industriais nas áreas de risco epidemiológico ao redor do foco, portanto, o Brasil segue com status livre de influenza aviária.

O vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP – H5N1) foi detectado em uma propriedade em Bonito, a 297 km de Campo Grande.

Esse é o terceiro foco em aves de subsistência registrado no Brasil. Segundo o Mapa, além desses casos, o Brasil registra 102 notificações em aves silvestres, totalizando 105 registros.

No caso de Mato Grosso do Sul, cerca de 70 aves na propriedade de Bonito serão sacrificadas como medida sanitária. De acordo com o diretor-presidente da Iagro-MS (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Daniel Ingold, será feita coleta de amostras de todos esses animais.

“Temos equipes volantes fazendo busca ativa de aves para saber se o vírus se propagou e também fazemos o mesmo, mas com menos intensidade, em área de 7 km da propriedade”, afirmou Daniel Ingold.

Segundo a presidente da Avimasul (Associação dos Avicultores de Mato Grosso do Sul), Kelma Torezan Carrenho, o foco detectado em Bonito não é motivo de preocupação para os produtores e nem para a população por ser em uma região em que não existe granja comercial.

“Quem tem ave doméstica precisa ficar atento, mas não é motivo para pânico para a população. Ela pode continuar comendo a carne normalmente”, explica.

MS está em alerta para a doença desde junho

Em 2 de junho, o Governo do Estado publicou decreto onde declara Estado de Alerta Zoossanitário em Mato Grosso do Sul devido a gripe aviária. Na publicação ainda institui o Sistema de Monitoramento, avisos e ações para fins de prevenção da doença.

O decreto foi uma resposta estadual diante da declaração de estado de emergência zoossanitária estabelecido pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) em todo território nacional, por 180 dias, em função da detecção da infecção da gripe aviária em aves silvestres no Brasil.