Gaeco deflagra operação contra organização criminosa especializada em roubos de cargas

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagrou na manhã desta quinta-feira (29) Operação Mercúrio, contra uma organização criminosa especializada em roubos de cargas, que tem advogados e empresários envolvidos. Mato Grosso do Sul também é alvo da operação.

São cumpridos mais de 200 mandados judiciais em nove estados brasileiros, sendo Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins, Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Não foram revelados quantos mandados são cumpridos no Estado.

A investigação foi iniciada há 10 meses depois das operações Catira e Fideliza, realizadas pela Polícia Federal em 2015 e que também resultaram em outras operações do Ministério Público Estadual. Segundo o jornal Diário de Uberlândia, a operação tem como alvo uma quadrilha especializada no roubo e receptação de caminhões e cargas e que contam com núcleo operacional, jurídico, além de  receptadores, empresas fantasmas e outros membros responsáveis por fazer a lavagem de dinheiro dos bens adquiridos de forma ilícita.

Além de decretar a prisão dos investigados na primeira fase da operação também foi determinado o bloqueio de R$ 40 milhões nas contas dos alvos, e o sequestro de mais de 200 veículos.