Gosta de correr? Confira 5 cuidados para ter no período da seca

No período da seca, algumas atividades do dia a dia precisam ser readaptadas por conta da baixa umidade do ar. Uma delas é a prática de exercícios físicos, especialmente as corridas ao ar livre, que se tornam mais difíceis de serem cumpridas.

Dificuldade para respirar, ardência nos olhos e maior incidência do sol em alguns horários do dia atrapalham quem deseja continuar a movimentar o corpo de maneira intensa. No entanto, com alguns cuidados, é possível se adequar ao período e continuar a praticar esportes ao ar livre.

Confira cuidados necessários para continuar correndo na seca:

1. Hidrate-se

Beber água constantemente é essencial para evitar a desidratação e manter o organismo funcionando bem. Durante a época da seca, a ingestão de água deve ser ainda maior, especialmente para os praticantes de exercícios de alta intensidade. A recomendação é levar uma garrafa de água para acompanhar a corrida e beber por volta de 300ml a cada 20 minutos.

Outra opção é fazer o uso de isotônicos, que repõem os eletrólitos, fluidos perdidos via suor, e oferecem nutrientes e minerais que dão energia para a corrida.

2. Evite horários mais quentes

Pessoas que correm ao ar livre devem evitar horários entre 10h e 16h, nos quais a intensidade solar é maior e a umidade do ar diminui ainda mais. É indicado concentrar as atividades físicas de alta intensidade no meio da manhã, ou seja, entre 8h e 9h ou depois das 17h.

3. Alimente-se bem

“A alimentação influencia totalmente a performance durante a corrida, especialmente o pré e o pós-treino”, explica a nutricionista Luana Tayllon. Durante o período da seca, é importante evitar alimentos gordurosos, como carnes vermelhas, chás diuréticos e termogênicos, que aumentam a temperatura corporal e a transpiração.

4. Use protetor solar

Os filtros solares devem ser aplicados na pele mesmo nos horários com menos intensidade de sol, já que a duração das corridas leva a uma maior exposição solar, que pode causar câncer de pele.

5. Intercale corridas e caminhadas

Se você se sente muito cansado durante a corrida, a recomendação é não correr por um intervalo muito longo. Tente intercalar a atividade intensa com movimentos mais suaves, como caminhadas, que permitirão repouso ativo e vão ajudar a recuperar o fôlego.

Fonte: Metrópoles