A Guarda Municipal de Dourados forma nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, a quarta turma de alunos da história da corporação com 92 novos agentes que comporão o efetivo para atuar na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, depois de frequentarem o curso de formação e aprenderem técnicas e teoria ministradas por representantes de 32 instituições, entre elas, as forças de segurança que atuam no município.
A solenidade acontece às 8 horas no Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão, o Jorjão.
Iniciado há 5 meses, o curso de formação foi ministrado de acordo com encaminhamentos da Secretaria Nacional de Segurança Pública, englobando teoria e prática e desenvolvida com o apoio de instituições com carga horária total de 700 horas.
A turma é batizada com o nome Roberto Aparecido Ramos.
“Todas as instituições auxiliaram de maneira significativa para que os objetivos das instruções fossem atingidos com louvor.
Isto mais uma vez mostra a união das instituições de segurança pública desta cidade que tem como finalidade principal combater o crime e atender o cidadão douradense com prioridade”, avaliou o comandante da Guarda, Silvio Reginaldo Peres, que agradeceu todas as instituições.
Entre estas corporações que trabalham unidas estão as polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, DOF, Exército Brasileiro, Polícia Científica, Agência de Trânsito, Defesa Civil, Ministério Público e demais órgãos e entidades da sociedade civil organizada.
Entre estes ensinamentos, o comandante do 3° Batalhão em Dourados, tenente-coronel Carlos Silva, concedeu uma palestra motivacional sobre a importância de se configurar como parte da força de segurança na região de fronteira.
Outra corporação participante, os Bombeiros ministraram 20 horas aulas com noções de combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar.
A PRF, por exemplo, ministrou aulas de identificação veicular, além de inúmeros outros procedimentos que foram repassados aos alunos.
O próximo passo após a formatura, segundo o comandante, será uma avaliação final e a nomeação dos novos guardas.
A Guarda Municipal de Dourados foi instituída por lei em 1995 e hoje conta com 105 agentes que atuam com serviços de ronda escolar, fiscalização ambiental, fiscalização de trânsito, rondas patrimoniais e atuação com base móvel de apoio a eventos e outras situações.
Fonte: Douradosnews