Ocupam fazenda os indigenas

Indígenas expulsam trabalhadores e ocupam fazenda

Grupo de pelo menos 100 índios da etnia Guarani Kaiowá invadiram a sede da Fazenda Santa Maria em Caarapó. Fato aconteceu durante o domingo (26).

Segundo o Campo Grande News, moradores da propriedade contaram que houve bastante tumulto e seis funcionários foram feitos reféns, que acabaram sendo liberados após negociação com a Polícia Militar.

De acordo com uma moradora, identificada como Jucimara, os funcionários tentaram evitar a ocupação, mas houve muita resistência por parte dos indígenas.

“Foi desesperador, porque os índios chegaram ateando fogo. Pegaram funcionários de refém. Fomos expulsos, sem nem conseguir pegar nossos pertences e agora não sabemos o que fazer”, diz.

Ela conta que, com o tumulto, os funcionários da fazenda acionaram as forças policiais. Foram encaminhados três camburões da PM, sendo dois de Dourados e um de Laguna.

Cada viatura de Dourados tinha quatro policiais, e mais dois na viatura de Laguna, mas eles não conseguiram evitar. Parecia que era pouco policiamento”, afirma.

Ainda de acordo com o site, com a chegada da polícia, houve negociação para liberação dos reféns, mas a polícia nos impediu de buscar nossos pertences. Conseguimos uma camionete para fazer a retirada de bens, mas não conseguimos passar da porteira”, relata.

Em julho do ano passado, os mesmo indígenas já haviam tentado invadir a fazenda, mas recuaram após a chegada de homens da Força Nacional e policiais militares do destacamento de Caarapó.

A propriedade fica no território Dourados Amambai Peguá I, identificado pela Funai em maio do ano passado. Localizada nos municípios de Amambai, Caarapó e Laguna Carapã, a área tem 55.590 hectares.

Desde junho de 2016, quando entraram na fazenda Yvu – palco de confronto que deixou índio morto e seis feridos a bala – os moradores da aldeia Tey Kuê já ocupam 17 propriedades vizinhas da reserva.

TAGS: