Japão Fest comemora 110 anos da imigração japonesa; evento será de 9 a 11

O evento será realizado todas as noites a partir das 19h na sede campestre do Clube Nipo-Brasileiro, localizado à rua Bertoldo Miranda Barros, 1301, Jardim Flórida II

A imigração japonesa no Brasil completa 110 anos em 2018 e a cidade de Dourados faz parte desta história. Para celebrar a data, será realizada de 9 a 11 de novembro a 17ª edição do Japão Fest. O evento será realizado todas as noites a partir das 19h na sede campestre do Clube Nipo-Brasileiro, localizado à rua Bertoldo Miranda Barros, 1301, Jardim Flórida II.

Para a colônia nipo-brasileira, o acontecimento se constitui num momento especial e gastronômico e já faz parte do calendário turístico e cultural da cidade, uma vez que desde a sua criação, milhares de pessoas marcaram presença em todas as edições.

O evento reúne atrações para todas as idades, como apresentações musicais e de dança. Também haverá exposições cultural e comercial. Nesta edição haverá oficina de origami, arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. O curso será ministrado durante os três dias de evento pela Escola Modelo de Língua Japonesa de Dourados.

A diversidade gastronômica e as apresentações culturais são os destaques do Japão Fest. Pratos típicos da culinária japonesa como yakissoba (macarrão frito com carnes e verduras), temaki (verduras enroladas em arroz e recoberta de alga), sushi (peixe e arroz), sashimi (peixe), sobá e tempurá (fritura de verduras) estarão à venda na Praça da Alimentação. A novidade ficará por conta do sorvete frito e o rolinho de primavera.

Outro prato que será inserido pela primeira vez no cardápio será o Udon, macarrão grosso feito com farinha. Servido como sopa, é semelhante ao sobá, mais conhecido pelo público brasileiro. O que diferencia principalmente os pratos são as massas do macarrão e os temperos.

A programação está sendo finalizado. O presidente da comissão organizadora do Japão Fest, Roberto Yoneyama, diz que o público poderá prestigiar um evento com apresentações variadas. A abertura, numa sexta-feira, é marcada por homenagens, karaokê, danças e abertura do showroom de veículos e do espaço para crianças.

Entre os destaques do Japão Fest será a apresentação do Bon Odori, evento milenar da tradição japonesa, com danças e músicas, com participação de comunidades de outras cidades do Estado e da região. Ainda participam do Japão Fest, academias e instituições artísticas que proporcionam uma integração com a comunidade nipo-brasileira.