Juíza com 17 anos de atuação nos juizados assume comando do Cijus

Na tarde desta sexta-feira (26), a juíza Elizabeth Rosa Baisch tomou posse como nova Diretora do Foro dos Juizados Especiais da Capital, para o período de março de 2021 a 28 de fevereiro de 2022. A magistrada trabalhou por 17 anos na 4ª Vara do Juizado, nas Moreninhas, e agora atua na 3ª Vara do Cijus. Será a terceira juíza mulher a assumir a direção do Centro Integrado de Justiça (Cijus). Devido à pandemia de Covid-19, este ano a cerimônia de posse foi realizada no Plenário das Turmas Recursais, respeitando todos os protocolos de biossegurança.

Na ocasião, um grupo musical composto por três adolescentes e o professor de música do Projeto Vida e Som realizaram a abertura do evento. Estiveram presentes o Corregedor-Geral de Justiça, Des. Luiz Tadeu Barbosa Silva, o presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais, Des. Alexandre Bastos, além da juíza Sandra Regina da Silva Ribeiro Artioli, da 5ª Vara do Juizado Especial e ex-diretora do Cijus, e dos juízes Vitor Luis de Oliveira Guibo, da 1ª Vara do Juizado Especial, Alexandre Branco Pucci, da 6ª Vara do Juizado Especial – Fazenda Pública, José Henrique Kaster Franco, da 11ª Vara do Juizado, Patrícia Kelling Karloh, da 7ª Vara do Juizado Especial, Francisco Vieira de Andrade Neto, da 2ª Vara do Juizado Especial; assessores e servidores do Cijus.

A nova diretora agradeceu em primeiro lugar ao presidente do Tribunal de Justiça, Des. Carlos Eduardo Contar, pela confiança em nomeá-la para o cargo e ressaltou que dará continuidade aos projetos da juíza Sandra Regina da Silva Ribeiro Artioli, dentre eles a instalação do gabinete médico odontológico para atender a todos que trabalham no Centro Integrado de Justiça. Além disso, ela destacou o bom serviço que é prestado à população pelo Cijus e que novas ideias serão implantadas ao longo de sua gestão com o apoio do Conselho de Supervisão dos Juizados. Ressaltou que os juizados vivenciam um momento muito especial com o Des. Alexandre Bastos presidindo o Conselho de Supervisão, pois ele de pronto estabeleceu diálogo com os juízes e se propõe realmente a avançar em todas frentes, seja nas questões de Informática, inteligência artificial ou normatização para impedir o uso predatório da justiça nas ações de massa.

“São cerca de 700 funcionários que aqui trabalham em uma estrutura complexa que compreende o juizado, as Turmas Recursais, a CPE (Central de Processamento Eletrônico) e vários outros serviços como o Expressinho e a atermação. Até casamentos são realizados aqui! E o Cijus, além de uma ótima localização, tem uma estrutura física que comporta atender bem a todos esses serviços”, frisou a diretora.

Questionada com relação à parceria com o Conselho de Supervisão dos Juizados, com diversas propostas que beneficiarão o serviço dos juizados especiais, a magistrada respondeu que está muito confiante com a nova gestão do Des. Alexandre Bastos, que de início já apresentou projetos que ajudarão no andamento processual do Cijus.

“A ampliação do ‘Expressinho’ não somente com mais empresas no local, como também com a possibilidade de ‘Expressinhos’ temporários para resolver questões pontuais, que eventualmente uma empresa possa ter, trará uma nova dinâmica ao setor de soluções pré-processuais. Ainda que atualmente os juizados estejam tomados pelas ações de massa, temos que perseverar para não nos afastarmos dos princípios que lhe são próprios e que agora estão também inseridos no CPC. Temos que construir e fortalecer a cultura da conciliação, da boa fé objetiva e da cooperação processual, o que será prestigiado. Há também uma ideia que o Desembargador Alexandre Bastos destacou de fazer uma parceria com o Procon, que passaria a atender no Cijus. Caso as partes entrem em acordo, isto já seria homologado por um juiz de direito equivalendo a um título judicial. São ideias muito boas e estou muito feliz tanto com o apoio do Presidente do TJMS quanto do Desembargador Alexandre Bastos. Acredito que neste biênio o juizado terá muitos avanços”, concluiu a juíza Elizabeth Rosa Baisch.

Autor da notícia: Secretaria de Comunicação – imprensa@tjms.jus.br