Mourão cita eleições e diz que CPI da Petrobras “não vai nem andar”

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), disse, nesta segunda-feira (20/6), que uma possível Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional para investigar a Petrobras “não vai nem andar”. Isso por uma questão de timing político, tendo em vista a proximidade do calendário eleitoral.

A ideia de uma CPI da Petrobras foi proposta pelo próprio Bolsonaro na sexta-feira (17/6), após a empresa anunciar um novo aumento nos preços dos combustíveis.

“Eu acho que não vai nem andar isso aí, né? Não tem nem tempo. Nós estamos aí já em fase quase eleitoral, vamos falar assim. Mais um mês e meio inicia a campanha eleitoral . Então, acho difícil que uma CPI vá andar nesse momento”, disse Mourão a jornalistas, ao chegar em seu gabinete na manhã desta segunda.

Bolsonaro disse que a Câmara dos Deputados, na figura do presidente Arthur Lira (PP-AL), tem dado um “apoio fantástico” para levar adiante a CPI, que ainda precisa reunir o número mínimo de assinaturas para ser instalada.

O presidente tem afirmado que o conselho da Petrobras está “boicotando” o novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, ao não se reunir para votar as novas indicações feitas pelo governo para o comando da empresa.