MP investiga servidor público acusado de entrar com droga no presídio de Nova Andradina

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MP-MS), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Nova Andradina, instaurou inquérito em desfavor de um servidor do município que, segundo as investigações, forneceu maconha aos detentos do Estabelecimento Penal Masculino de Nova Andradina (EPMNA).

Segundo as investigações, prevalecendo-se de sua função pública, entre os meses de fevereiro de 2019 a março de 2020, o autor, que atua na área da enfermagem, forneceu maconha aos internos.

Em março de 2020, o Nova News noticiou que ele foi flagrado por policiais. O profissional de saúde estaria chegando ao local, quando foi abordado pela Polícia Civil, que suspeitava que o mesmo estaria levando drogas para o interior do presídio e repassando aos custodiados semanalmente.

Naquela ocasião, ele teria dito que pretendia ingressar no EPMNA para realização de atendimentos aos detentos. Os policiais entraram com ele, sendo que, durante revista pessoal, foi encontrada maconha.

Diante dos fatos, o autor e a droga foram encaminhados para a 1ª Delegacia de Polícia de Nova Andradina. Ouvido pelas autoridades, o investigado confessou que vinha realizando o tráfico de drogas no local há alguns meses.

Após as devidas tramitações, o caso chegou aos cuidados do Ministério Público, sendo que, o promotor de Justiça, Paulo Henrique Mendonça de Freitas, considera que o tráfico de drogas praticado no exercício da função de servidor configura ato de improbidade que viola os princípios da administração pública, devendo ser punido, sem prejuízo da responsabilidade penal, que será objeto de outra investigação.

“Será apurado com a celeridade e eficiência que o caso demanda, a fim de adotar as medidas legais aplicáveis ao caso”, disse o promotor que classificou a conduta do servidor como grave.

O MP-MS determinou a realização de diligências para levantamento de informações e esclarecimentos sobre o ocorrido para fornecer subsídios à análise jurídica dos fatos. (Com informações da Assessoria de Comunicação do MP-MS / Inquérito Civil nº 06.2021.00000866-0).

Fonte: Novanews