Mundo| Protestos contra a vacinação e homenagem aos mortos por Covid-19

À medida que os governos europeus reforçam as restrições para atrasar a propagação da variante Ómicron, milhares de manifestantes continuam a resistir, aquilo a que chamam restrições de liberdades.

O centro de Bruxelas esteve mais uma vez bloqueado este domingo por manifestantes. O protesto começou de forma pacífica mas terminou, de novo, em confrontos entre manifestantes e a polícia.

O governo belga está a instar a população a vacinar-se e dá três meses aos profissionais de saúde, a partir de 1 de janeiro, para se vacinarem, sob pena de perderem os empregos.

Sarkis Simonjan, do coletivo “Bélgica unida pela liberdade” afirma: “É a mesma mensagem das manifestações passadas, ou seja: parar a obrigação de vacinação para o corpo médico e também parar o “certificado Covid”.

Na Áustria, centenas de pessoas reuniram-se nas ruas da capital, Viena, para homenagearem os 13.400 mortos por Covid registados até agora.

A partir desta segunda-feira há regras mais estritas para viagens. O país está a sair progressivamente de mais um confinamento, com a variante Ómicron em progressão, e a questão que todos se colocam é: Por quanto tempo?