Operação 2º turno começa hoje com 400 policiais em Dourados

Parte da equipe vai atuar de forma descaracterizada para identificar os crimes eleitorais como a compra de votos

Começa hoje a Operação 2º Turno da Polícia Militar em Dourados. Serão cerca de 400 policiais entre pms e guardas municipais espalhados em pontos estratégicos de monitoramento na cidade.

De acordo com o comandante da PM de Dourados, coronel Carlos Silva, parte das equipes vai atuar descaracterizada para identificar crimes eleitorais como a compra de votos. Amanhã e sábado a PM inicia reforço da segurança com viaturas caracterizadas e aumento das rondas.

No domingo (28) todos os locais de votação terão policiais militares ou guardas municipais, além de equipes para atender a Justiça Eleitoral.

De i geral, as eleições de 1º turno em Mato Grosso do Sul foram consideradas tranquilas. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, 17 pessoas foram detidas. A maioria por boca de urna.

Em Dourados a Polícia Militar registrou dois detidos, um deles por embriaguez e o outro por filmar a votação. De acordo com Carlos Silva o papel da PM tem sido garantir o apoio a Justiça para que o pleito eleitoral ocorra de forma democrática e plena.

Denúncias Web

O Sistema Web de denúncias do Tribunal Regional Eleitoral registrou 133 notificações (até ontem, 24) de crimes eleitorais entre o primeiro e o decorrer da campanha para o segundo turno em Mato Grosso do Sul.

A maior parte das denúncias está ligada à distribuição de material gráfico, propaganda eleitoral por mensagem eletrônica ou telemarketing e a compra de votos. Também estão na lista de denúncias situações como propaganda em bens de uso comum, em outdoors, ao longo de vias públicas, cavaletes, entre outros.

A cidade de Campo Grande liderou na quantidade de denúncias. Foram 89, o que representou 66% das queixas. Em segundo lugar está Três Lagoas com sete denúncias, seguidas por Dourados (4) e Coxim e Naviraí, com três cada.

Em Dourados foram duas denúncias a respeito de propaganda eleitoral em locais de uso comum, uma de propaganda em pintura de muro e uma denúncia de compra de votos.

Para a juíza da 43ª Zona Eleitoral Daniela Tardin, de maneira geral, o processo eleitoral em Dourados ocorreu com tranquilidade no primeiro turno. Segundo ela, três situações marcaram as eleições no município.

A primeira foi a de que muitos eleitores estavam invertendo a ordem da votação, o que estava causando voto nulo. O segundo fator é que o modelo das urnas de 10 anos atrás pode ter sido sobrecarregado com a grande quantidade (seis opções) de cargos para votar.

“No entanto notamos que bastava o eleitor votar pausadamente que não ocorria problema algum”, destacou. O terceiro fator foi o alarde nas redes sociais. “Houve um alarmismo e desinformação disseminadas das redes sociais o que fazia com que alguns eleitores viessem predispostos a encontrar alguma falha”, destacou Daniela.