prende seis pessoas em Nova Andradina

Operação Mudra prende seis pessoas em Nova Andradina

A Operação Mudra, desencadeada pelo Gaeco Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) prendeu seis pessoas em Nova Andradina, na manhã desta segunda-feira (23/7).

Ao todo, oito mandados foram expedidos na ação que ocorreu em outras quatro cidades de Mato Grosso do Sul – incluindo Dourados – e uma no Paraná.

De acordo com a assessoria do MPE (Ministério Público Estadual), órgão a qual o Gaeco é ligado, das prisões, três atingiram pessoas que estavam no interior de presídios.

Os mandados foram expedidos em decorrência das provas colhidas em investigações desenvolvidas pelo Gaeco e pela Polícia Civil, que demonstram a atuação criminosa do Primeiro Comando da Capital mediante ordens emanadas pelos seus líderes de dentro de presídios de segurança máxima de Mato Grosso do Sul, que foram executadas por membros da facção criminosa que se encontram em liberdade.

Apurou-se que a organização criminosa desenvolve ações voltadas ao seu fortalecimento e domínio dos presídios e das áreas de interesse para o tráfico de drogas, um dos meios de obtenção de meios para seu autofinanciamento, ao lado da prática de crimes contra o patrimônio, especialmente de roubos.

Além disso, foi possível comprovar a ocorrência de julgamentos pelo “Tribunal do Crime”, que desencadearam crimes de homicídios executados nos Estados de Mato Grosso do Sul e do Paraná.

Mudra

Os membros da organização criminosa Primeiro Comando da Capital utilizam, dentro outros, gestos simbólicos feitos com as mãos para se identificarem. Mudras são gestos simbólicos feitos com as mãos, utilizados no Yoga, budismo e na dança indiana.