PF apreende avião e 77kg de ouro avaliados em R$ 23 milhões

A Polícia Federal apreendeu, na tarde dessa quarta-feira (4/5), 77kg de ouro em barras na região de Sorocaba (SP). O metal foi transportado por seis brasileiros em um avião particular e está avaliado em R$ 23 milhões.

Segundo a corporação, policiais federais, após monitoramento da aterrissagem de avião particular King Air turboélice, no Aeroporto Estadual de Sorocaba, abordaram dois veículos Corollas, no KM 74, da Rodovia Castelo Branco, sentido capital. A ação teve apoio da Polícia Militar.

Dentro dos carros foram encontradas três malas com barras de ouro cujo peso total aproximado somou 77kg. Os policiais acharam também uma quarta mala com documentos diversos, que foi apreendida.

A PF conduziu seis suspeitos à delegacia da corporação em Sorocaba. A polícia instaurou inquérito para apurar a possível prática dos crimes de usurpação de bens da União e receptação.

Segundo os documentos apreendidos, e que serão posteriormente analisados, o ouro seria oriundo do Mato Grosso e Pará. O produto foi encaminhado para realização de perícia em laboratório da PF.

O avião apreendido é objeto de sequestro criminal em outro inquérito policial. As circunstâncias da utilização proibida da aeronave serão apuradas.