/PF cumpre mandados em Dourados

PF cumpre mandados em Dourados

Ação conjunta envolvendo a Polícia Federal, CGU (Controladoria Geral da União) e a Receita Federal deflagrada nesta terça-feira (27/11), apura desvios de recursos públicos por meio do direcionamento de licitações para a contratações de serviços de informática, aquisição fictícia ou ilícita de produtos, simulação de contratos para o repasse de recursos ilícitos e utilização de “laranjas” para ocultação patrimonial.

A operação, batizada Computadores de Lama, é decorrente da Lama Asfáltica, que investiga desde julho de 2015, esquema de corrupção durante o mandato do ex-governador André Puccinelli (MDB). Essa é a sexta fase.

São cumpridos nesta terça, quatro mandados de prisão preventiva, 25 de busca e apreensão, além do sequestro de valores nas contas bancárias de pessoas físicas e empresas investigadas.

As medidas ocorrem em Campo Grande, Jaraguari, Dourados e Paranhos.

De acordo com nota encaminhada pela Polícia Federal, as investigações que resultaram nessa força-tarefa são foram baseadas, em especial, nas remessas clandestinas de valores para o exterior realizadas por proprietários de empresas de informática investigadas nas fases anteriores da Lama Asfáltica.

Foram realizados análise dos materiais apreendidos, cotejados com fiscalizações, exames periciais e diligências investigativas.

A Computadores de Lama conta com a participação de mais de 100 policiais federais, 17 servidores da CGU e 33 da Receita Federal.