PF desmonta laboratório e apreende 700 kg de droga em Ponta Porã

A Polícia Federal cumpriu nesta quarta-feira (31/10) mandados de busca e apreensão em dois imóveis, uma casa e um galpão, em Sanga Puitã, distrito de Ponta Porã/MS. Na casa, foram presos quatro homens e apreendidas duas armas: uma espingarda calibre 12 e uma pistola de calibre 9mm. No galpão, onde outros dois indivíduos foram detidos, que distava cerca de mil metros da casa, funcionava um laboratório para refino de droga e nele havia grande quantidade de maconha armazenada, aproximadamente 700 kg.

A ação foi coordenada entre a Polícia Federal e a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) no território nacional e a Secretaria Nacional Antidrogas, com atuação no território paraguaio.  Das ações no Brasil, participaram aproximadamente 50 policiais federais e integrantes da FNSP, sendo que o material ilícito apreendido e os presos foram levados para a Delegacia da Polícia Federal de Ponta Porã/MS.

Em Zanga Pytã, no Paraguai, houve cumprimento de mandado de busca em outro imóvel ligado à organização criminosa, no qual um indivíduo foi preso, tendo em seu poder duas pistolas.

Os levantamentos e investigações que resultaram na ação coordenada entre a Polícia Federal, Força Nacional de Segurança Pública e Senad/PY tiveram início em junho deste ano. Os presos serão submetidos aos procedimentos de praxe, sendo que as investigações sobre outros eventuais integrantes da organização criminosa terão continuidade.