Prepara a água: Com 43ºC, Mato Grosso do Sul terá dia mais quente da onda de calor

O calor não dá trégua e predomina em todo Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (16), com o dia mais quente da onda de calor. A previsão é de tempo estável, com sol e variação de nebulosidade devido à atuação da alta pressão atmosférica em médios níveis da atmosfera. As temperaturas chegam a 43°C, principalmente na região pantaneira e sudoeste.

Segundo o  (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), chuvas não estão descartadas, de fraca a tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. As instabilidades ocorrem devido ao intenso fluxo de calor e umidade, avanço de cavados, aliado ao aquecimento diurno, com destaque nas regiões centro-sul e sudoeste.

Além das altíssimas temperaturas, a umidade relativa do
ar marca índice crítico, entre 10 e 30%. Portanto, a orientação é beber bastante água, e evitar  ao sol nas horas mais quentes e secas do dia.

 amanhece com mínima de 28°C e máxima de 39°C, também com chances de chuvas rápidas. Dourados tem mínima de 26°C e máxima de 40°C. Ponta Porã começa o dia com 25°C e máxima de 38°C.

No sudoeste do Estado, Porto Murtinho terá mínima de 30°C e máxima de 43°C. No Pantanal, os termômetros em Corumbá chegam a 42°C. Ao norte, Coxim terá mínima de 24°C e máxima de 42°C. No bolsão, Paranaíba alcança 41°C.

Mudanças no tempo

A partir de sábado (18), com maior probabilidade de ocorrência entre domingo (19) e segunda (20), a aproximação de uma frente fria deverá quebrar o bloqueio atmosférico e favorecerá chuvas e tempestades no estado.

Fonte: Midiamax