Oi gente!
É um prazer estar novamente nesta coluna, vamos tratar sobre quais são os serviços ofertados pelo profissional habilitado em eventos.
Algo que agregue valor ao trabalho do profissional bem como do anfitrião e claro uma festa que encante os convidados.
Por ser para muitos, um momento intimista, os desejos podem até variar, mas, uma coisa é certa: ninguém quer preocupação ou imprevistos em seu evento.
Como a organização desse evento não envolve apenas sonhos, mas muitas responsabilidades e atitudes, é preciso saber onde se precisa de ajuda, para que ela não se torne uma dor de cabeça.
É aí que entram os serviços de assessoria, consultoria e cerimonial: para tirar essa preocupação de quem deseja fazer um evento.
Para cada cliente, os desejos e, principalmente, a disponibilidade para atendê-los muda muito! Para que tudo ocorra como esperado, o trabalho pode ser maior do que você imagina.
Apresento a vocês os diferentes papéis dos profissionais da organização de eventos desde sociais a corporativos e entenda onde cada um pode atuar:
Cerimonial
O cerimonial é aquele que executa o serviço no dia do evento, ele que começa a trabalhar em um momento mais próximo ao grande dia.
A empresa responsável por essa tarefa coloca as mãos na massa durante o evento. Nessas mãos você coloca também a responsabilidade pelo andamento da celebração e da festa, coordenando os fornecedores, entradas, rituais e o que mais for necessário organizar ou resolver no dia.
Confirmação com os fornecedores, organização e alinhamento entre todos os envolvidos no evento fica por conta do cerimonial.
O cerimonial é sempre a referência para que tudo ocorra da forma como foi combinado e sonhado por tanto tempo.
Conferência e coordenação dos profissionais contratados, recepção dos convidados, tomada de decisões e até mesmo para as possíveis intercorrências, sempre com planos A e B, e com muita discrição e eficácia.
Regras de etiqueta e conduta para este dia é imprescindível a este profissional.
Consultoria
Pouco conhecido e ofertado no mercado, em nossa região centro oeste e em Dourados. Este serviço funciona da seguinte forma: Você procura um profissional qualificado para te aconselhar e sugerir melhorias em qualquer área de atuação, seja nos negócios ou no seu evento.
Um consultor atua com opiniões e sugestões profissionais, experiência de mercado e know-how especializado.
Pensando na ansiedade e expectativa durante a fase pré-evento, não é surpresa que seja necessário procurar uma consultoria para que tudo dê certo no final.
Quando é necessário, os anfitriões do evento contratam a consultoria procurando por um apoio nas ideias, na otimização dos custos e melhor aproveitamento das possibilidades que podem agregar ao evento. Ou seja, para resolver esses problemas de forma mais pontual.
A principal diferença deste serviço para uma assessoria, é que ele não chega a implantar essas soluções, seu papel está mais centrado na orientação do quê (e como) fazer.
Além disso, a consultoria pode ser contratada por demanda, por hora, à parte dos outros serviços já acertados.
Assessoria
“Por onde começar?” A assessoria te ajuda a, primeiramente, responder a essa pergunta.
O trabalho de um assessor está nos bastidores do pré-evento, para conciliar ao máximo as expectativas do contratante com o que será executado no dia.
É “ajustar” um sonho para que ele caiba no seu bolso, na sua data e na sua realidade, respeitando seus gostos, preferências e é claro a ESSÊNCIA.
A assessoria pode vir em várias formas, parcial ou total, mas utiliza toda a expertise de quem conhece o mercado para aproveitar os recursos e sugerir os fornecedores mais adequados para o casamento ou outro tipo de evento.
O profissional desta área identifica, através do perfil do contratante, os melhores caminhos para transformar expectativas em realidade.
A partir daí, arregaça as mangas e começa a trabalhar com orçamentos, agendar reuniões, participar de visitas e apoiar todas as decisões.
Ocorrendo esta integração, todos os vários serviços do evento, a assessoria parte de um planejamento que busca respeitar o sonho do cliente – adequando esses sonhos ao seu próprio perfil financeiro. Comparação de preços, planilhas de gastos, cronograma de contratações e o acompanhamento profissional de toda a organização, sempre prezando pela tranquilidade e confiança no resultado final.
Espero que tenham gostado, espero vocês na nossa próxima coluna, enquanto isso continue acessando a coluna 67news e nossas plataformas digitais, descritas abaixo.
Um Abraço.
Antônio Lima
Empresário e Turismólogo
Instagram: @oceano_azulddos