São Paulo pode abrir diferença de pontos insuperável na história dos pontos corridos

A vitória do São Paulo sobre o Sport e o empate do Atlético-MG contra o Internacional permitiram ao time de Fernando Diniz abrir vantagem de quatro pontos sobre o segundo colocado. Se ganhar do Botafogo, na próxima quarta-feira e abrir sete pontos para o vice-líder, o Tricolor terá uma vantagem que nunca foi superada.

Por cinco vezes na história dos pontos corridos, com 38 rodadas, o líder abriu sete pontos sobre o segundo colocado na 24ª rodada. Em todas elas, o primeiro colocado foi o campeão.

Você pode pensar em duas aparentes exceções. O São Paulo, de 2008, chegou a ficar onze pontos abaixo do líder e foi campeão. Mas o Grêmio, primeiro colocado, nunca abriu mais do que cinco de vantagem sobre o segundo. Em 2009, o Flamengo era décimo colocado nesta altura do campeonato, nove pontos atrás do Palmeiras. Mas a liderança era de apenas um ponto sobre o vice-líder.

Ou seja, a pressão era maior, por causa da proximidade do segundo colocado.

A maior vantagem revertida foi do Grêmio, em 2008. Tinha seis pontos de diferença para o Cruzeiro, segundo colocado. O São Paulo estava em sexto lugar, dez pontos abaixo dos gremistas. Foi campeão.