Segunda-feira com chuva e alerta de tempestade em Dourados

Dourados está em uma zona de perigo por causa de tempestade com ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora e chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, m/dia, além de queda de granizo.

Essas informações constam em alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para municípios das áreas sul, sudoeste, pantanal, centro norte e leste de Mato Grosso do Sul.

O aviso de tempestade indica como grau de severidade perigo. Iniciado à meia noite desta segunda-feira (26), aponta risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Entre as instruções, é recomendado que em caso de rajadas de vento “não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”.

“Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia”, acrescenta, indicando os telefones da Defesa Civil (telefone 199) e do Corpo de Bombeiros (telefone 193) para mais informações.

A temperatura máxima para hoje em Dourados pode chegar a 30ºC segundo o Inmet ou 28ºC de acordo com o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

No domingo (25), o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste registrou temperatura mínima de 18.2ºC às 4h10 e máxima de 34.9ºC às 15h16, com 35.6ºC de sensação térmica às 15h15. Já a umidade relativa do ar foi de 100% durante a madrugada, às 2h21, e despencou para 34% de tarde, às 15h13.